segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Bioquímica do Exercício

O exercício físico é um dos principais fatores para a manutenção de uma vida saudável, pois gera uma gama de benefícios físicos e mentais tanto a pessoas já saudáveis quanto àquelas acometidas por doenças. Sabendo disso, o tema que escolhemos para abordar no nosso blog foi a bioquímica do exercício.
O exercício é recomendado em alguns casos como medida não farmacológica de tratamento para enfermidades e pode também ser utilizado como recurso para a prevenção. Além destes benefícios, diversos outros provindos dos exercícios podem ser citados: reforço do sistema cardiovascular e da musculatura corporal em geral, estímulo do sistema imunológico, regulação do colesterol, prevenção da obesidade, preservação da memória, a melhora no humor e na qualidade do sono, redução dos níveis de estresse, retardo de doenças ligadas ao envelhecimento e controle dos sintomas de depressão e ansiedade. Entretanto, é importante que exista uma orientação acerca da prática de exercícios, porque, assim como a ausência deste, a falta de orientação e o exagero podem trazer muitas más consequências à saúde.
O objetivo do blog é esclarecer os mecanismos pelos quais o corpo responde e se adapta ao exercício e também as adaptações metabólicas ao treino, como as mudanças na atividade das enzimas e na utilização dos macronutrientes como fontes de energia. Contemplaremos as vias metabólicas energéticas envolvidas na pratica de exercícios, as causas da fadiga muscular, o uso de suplementação e a recorrência a substancias prejudiciais à saúde por parte daqueles que objetivam uma mudança drástica e rápida na aparência. Considerando que o organismo de praticantes de atividades físicas têm necessidades especiais em relação à alimentação e que esta tem grande influencia na disposição e no resultado obtido pelo exercício físico, investigaremos também a alimentação mais adequada para os momentos que antecedem e sucedem os exercícios físicos, bem como a hidratação necessária e adequada para o indivíduo praticante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário