quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Adaptações corporais à prática de exercícios

A importância da realização de atividades físicas deve-se ao fato de que estas contribuem para o controle do colesterol e da obesidade, para redução de doenças cardiovasculares- com o auxílio na distribuição do fluxo sanguíneo - além do reforço da musculatura ajuda também nos fatores psicológicos, com a redução do estresse, por ser um meio de diversão e lazer.


     
                                                       
   
Quando um indivíduo realiza um exercício físico, seu corpo converte energia química em energia mecânica através de contrações musculares. Uma pessoa que não está acostumada a fazer a mesma atividade física faz com que seu organismo trabalhe mais, portanto seu metabolismo fica mais acelerado com o objetivo de evitar uma possível fadiga muscular (acúmulo de ácido lático na musculatura ocasionado por excesso de esforço).
Um atleta com práticas regulares, possui alterações na sua bioquímica corporal, pois adquiriu um metabolismo mais controlado e adaptado, ou seja, sua taxa de produção energética é maior do que a taxa de consumo, além da taxa de metabolismo aeróbio(uso de oxigênio) ser superior à taxa de metabolismo anaeróbio(sem o uso de oxigênio), visto que ocorre um aumento na quantidade de células e consequentemente de organelas, deixando o corpo mais resistente à fadigas musculares. Porém toda pessoa, independente de ser ou não um atleta, possui um limite máximo de trabalho físico a ser desempenhado.
O aumento de células é importante devido à organela responsável pela “respiração” celular, que é a mitocôndria, aumentando, portanto, a quantidade e as funções de enzimas envolvidas no processo de formação de ATP - energia – além de alterações celulares no DNA devido à adaptação ao treinamento. Isso acaba proporcionando uma redução dos níveis de formação de ácido lático, fazendo com que haja um aumento da resistência na realização de uma atividade física.

                                   
Vale ressaltar que a adaptação de cada indivíduo a determinado exercício é variada, podendo apresentar resultados imediatos ou tardios dependendo do metabolismo de cada um e da intensidade do trabalho realizado.
Referências bibliográficas:
Livro Nutrição Fundamentos e Aspectos  Atuais,  2ª edição, Autor Julio Tirapegui


Postado por Clara de Avila Nakamura

Nenhum comentário:

Postar um comentário