segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Radicais livres no exercício

Radicais livres são moléculas liberadas no metabolismo como subproduto de diversas reações para a obtenção de energia e são e essas moléculas são altamente instáveis e podem causar envelhecimento e doenças degenerativas.

Estresse oxidativo

          O estresse oxidativo é o desequilíbrio entre a produção de radicais livres a eliminação dos mesmos, esse desequilíbrio permite sua atuação no organismo que degrada componentes celulares como proteínas e DNA.

          Exercícios físicos geram uma maior taxa metabólica e consequentemente o aumento da produção de radicais livres, mas com o tempo o corpo se adapta ao aumento dos níveis de RL com o aumento das enzimas responsáveis pela eliminação como a superóxido dismutase, catalase e glutationa peroxidase. Além da ação enzimatica a ingestão antioxidantes nutricionais como carotenoides, flavonoides vitaminas C, E selênio e zinco que são supressores de oxigênio singlete e sequestradores de radicais livres .
 Exercícios moderados entre 65% a 80% da frequência cardíaca máxima são excelentes para manter os sistemas antioxidantes saudáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário