segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Uso de Isotônicos na pratica de Exercícios Físicos

O esforço físico durante jogos e treinamento faz os indivíduos perderem eletrólitos através do suor e água, podendo ocasionar redução de rendimento na prática da atividade física.  Para amenizar esta perda de água e eletrólitos são usados diversos tipos de bebidas como água, bebidas isotônicas e bebidas ricas em carboidrato entre outras. O uso destas bebidas isotônicas durante os jogos são eficientes no suprimento da hidratação e manutenção das reservas de glicogênio muscular, funcionando como repositores hidrolíticos.





        
            As bebidas isotônicas podem ser absorvidas por osmose pelo corpo, devido sua osmolalidade ser igual a do sangue. Como são absorvidas mais rapidamente pelo organismo, são indicadas à esportistas que realizam atividades intensas, com um tempo superior a 2 horas, associado com um local propício a sudorese abundante, pois a hidratação auxilia o transporte de proteínas solúveis em água, prevenindo lesões nos tendões e diminuindo a conversão de piruvato à lactato.

  O consumo de isotônicos que possuem maltodextrina ou frutose – 6% a 8% de carboidratos- seria o mais indicado, devido a manutenção de uma absorção lenta de glicose, servindo como prevenção da hipoglicemia.

  Alguns estudos afirmam que o consumo de bebidas isotônicas não causa malefícios à saúde, alegando que as taxas de sal e carboidratos não são suficientes para causarem problemas renais. Porem outros estudos dizem que estas bebidas podem acarretar em problemas sério à hipertensos e diabéticos. Especialistas da Universidade de Nova York comprovam que o consumo indiscriminado de bebibdas isotônicas pode provocar erosão dentária, porem esse problema teria que ser associado com o consumo contínuo do isotônico.

                                                         
                                            

  Vale ressaltar que para pessoas que praticam atividade física de baixa ou média intensidades o mais indicado seria o uso de bebidas isotônicas naturais, como por exemplo a água e  água de coco, esta contendo apenas 22 calorias por 100 mL atuando também na reposição de eletrólitos.
Referências bibliográficas:
http://www.scielo.br/pdf/%0D/qn/v29n4/30249.pdf
http://intra.vila.com.br/revista2003/bianca_e_marina/vevidas%20iso.htm
http://www.cidadesaudável.com.br/noticias/alimentos/noticias/mostra.php?id=6
DEARBORN, A.S.; ERTL, A.C.; JACKSON, C.G.R.; BARNES, P.R.; BRECKLER, J.L.; GREENLEAF, G.E. Effect of glucose-water ingestion on exercise thermoregulation in men dehydrated after water immersion. Aviat. Space. Environ. Med. v.70, p.35-41, 1999.
http://webrun.uol.com.br/home/conteudo/noticias/index/id/284
M. RICE, G. CANARES, M.S PINES, and M.S. WOLFF, New York University, New York, NY


Postado por Clara de Avila Nakamura

Nenhum comentário:

Postar um comentário