segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

A importância do exercício aeróbio para a saúde

          Através dos exercícios aeróbios, como caminhar, dançar, pedalar e nadar, obtemos várias vantagens, sendo as mais imediatas a melhora na disposição e na circulação sanguínea. A curto prazo, os exercícios aeróbios podem causar cansaço, mas a longo prazo, são responsáveis por uma maior disposição e redução da fadiga além de diversos outros benefícios para a saúde.

          O coração adquire a capacidade de bombear mais sangue a cada batida, permitindo que haja uma redução na frequência cardíaca no repouso e durante as atividades físicas.  Apesar de ser a frequência cardíaca um fator individual, nós somos capazes de controlá-la para que ela não ultrapasse 150 batimentos por minuto, valor padronizado por segurança. Caso o praticante do exercício esteja ofegante e não consiga falar normalmente, é sinal de que ele está passando para um exercício mais avançado e que deve diminuir o ritmo.

          Além dos benefícios para o coração, a prática de exercícios físicos aeróbios traz vantagens para todo o corpo, como a redução da quantidade de gordura corporal pela queima de gordura e a melhora do sistema imunológico, o que torna menos vulneráveis a doenças virais (como gripes e resfriados) os praticantes. A perda da gordura corporal não é uma vantagem apenas estética. À medida em que a pessoa emagrece, o risco de desenvolver doenças cardíacas, hipertensão arterial, acidentes vasculares cerebrais, diabetes e até mesmo alguns tipos de câncer é reduzido. 


          Existem evidências de que exercícios como, por exemplo, a caminhada, podem diminuir o risco de osteoporose enquanto exercícios de baixo impacto, como é o caso da natação e da hidroginástica, podem aliviar os sintomas da artrite e da artrose.

          Após o exercício físico aeróbio podemos sentir o efeito do relaxamento pela liberação de endorfina, que atua como analgésico natural e combate o estresse, a depressão e ansiedade. A endorfina é um dos neurotransmissores liberados nos exercícios dessa classificação, além da noradrenalina, acetilcolina e dopamina. Esses hormônios, pelos seus efeitos relaxantes, são chamados de hormônios do prazer.

Postado por: Yohana Paiva
http://www.dietaesaude.com.br/temas/fitness/16709-a-importancia-dos-exercicios-aerobios
http://www.corpoesporte.com/2011/06/importancia-do-exercicio-aerobio-para.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário