segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Testosterona

          A testosterona é produzida pelos testículos, pelos ovários e, em menor quantidade, pelas glândulas renais. Sua síntese é estimulada pelo hormônio luteinizante e possui vários papéis no nosso corpo: manter as características masculinas e a função sexual normais e controlar a quantidade de massa muscular que podemos ter e manter. Os adequados níveis desse hormônio são essenciais para a manutenção da saúde e da qualidade de vida.


 
           A liberação da testosterona (o hormônio anabólico que todos desejam) durante a musculação é maximizada pela prática dos exercícios compostos, que constroem uma base sólida para quem quer ganhar massa muscular. Os movimentos compostos podem aumentar a liberação de testosterona justamente por envolverem o uso de mais de dois grupos musculares ao mesmo tempo para a realização do exercício, porém, esses exercícios muitas vezes são desprezados pelas pessoas, que acabam optando pelos exercícios isoladores e dessa forma acabam destruindo o músculo.

          A testosterona é o principal construtor de massa muscular, o que significa que quanto mais dela temos no corpo, mais somos capazes de construir massa muscular e diminuir a gordura. Para elevar a testosterona a partir do treino, é preciso saber que a quantidade que é liberada depende de quanto de massa muscular está sendo estimulada, da intensidade e do volume do treino.

          Quanto mais massa muscular for estimulada no treino, mais do hormônio será liberado naturalmente pelo corpo e é exatamente por isso que o uso dos exercícios compostos é importante. A evolução nesses movimentos é sinal de que a testosterona está aumentando e com isso, também a massa muscular.
 
          É necessária a dosagem correta do volume do treino para conseguir aumentar a liberação de testosterona. Embora um treino com volume alto alcance esse objetivo, ocorre um declínio na liberação do hormônio depois de 45 a 60 minutos de treino com pesos contínuo.
 
          As pessoas não devem dedicar todo o seu tempo aos exercícios isolados como, por exemplo, roscas e aparelho extensor, mas isso não quer dizer que devam fazer várias séries somente com exercícios compostos, como o agachamento, o levantamento terra e o supino.

Postado por: Yohana Paiva

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário